Por que Deus matou os filhos de Aarão, Nadabe e Abiú?

Quem Eram Nadabe e Abiú?

Nadabe e Abiú eram os mais velhos dos quatro filhos de Arão mencionados nas Escrituras. Eles estavam entre a geração dos israelitas que Deus libertou da poderosa mão dos egípcios que os mantiveram em cativeiro por 400 anos. Após libertar os israelitas, Deus os conduziu à base do Monte Sinai para se revelar ao povo. Nadabe e Abiú estavam entre as pessoas pessoalmente selecionadas por Deus para se aproximar Dele e adorá-Lo à distância. Eles tiveram o privilégio de serem alguns dos primeiros homens desde o êxodo a ter comunhão com o Senhor. Eles comeram diante Dele e foram autorizados a testemunhar Sua glória. Essas foram as bênçãos proporcionadas pelas ofertas de paz que haviam sido sacrificadas ao Senhor anteriormente. Essa ocasião monumental serviu parcialmente como uma prefiguração do relacionamento de aliança que o povo manteria com o Senhor através do sistema de sacrifício animal. Nadabe e Abiú receberam essa honra porque Deus selecionou Arão e seus filhos para servirem como sacerdotes em nome do povo. Os sacerdotes levitas – como servos do Senhor – facilitavam os sacrifícios de animais e agiam em nome do povo para mantê-los em relação correta com o Senhor de acordo com as condições da Antiga Aliança.

O Que Aconteceu com Nadabe e Abiú?

O chamado ao sacerdócio não era algo trivial. Juntamente com seu pai e outros irmãos, Nadabe e Abiú passaram por uma meticulosa cerimônia de limpeza e consagração de sete dias. Isso garantia que pudessem ser apresentados como santos diante do Senhor e aptos para o serviço no Tabernáculo. O primeiro serviço no Tabernáculo começou bem, com Arão, o Sumo Sacerdote, oferecendo os primeiros sacrifícios. O Senhor os aceitou consumindo-os com fogo. No entanto, depois do sacrifício de Arão, Nadabe e Abiú ofereceram “fogo estranho” diante do Senhor – estranho porque não seguia as Suas especificações ou mandamentos. Como resultado, fogo saiu da presença do Senhor e os consumiu. Depois de serem mortos, Moisés ordenou que os dois primos de Arão, Misael e Elzafã, levassem os corpos para fora do acampamento de Israel. Moisés então advertiu a Arão e seus dois filhos restantes para não se entristecerem pela morte de Nadabe e Abiú, para não provocarem a ira do Senhor.

Deus Estava Sendo Excessivamente Dramático?

Um senso entorpecido de pecado e uma vasta separação de tempo e cultura tendem a nos desconectar dos acontecimentos daquele dia e podem nos tentar a protestar contra a decisão de Deus de matar Nadabe e Abiú. É de extrema importância lembrar que todas as pessoas merecem condenação e morte. Um pecado contra um Deus eterno é uma ofensa eterna. As Escrituras nos dizem que todos pecaram e que o salário do nosso pecado é a morte. Cada dia que vivemos, cada respiração que tomamos é resultado da misericórdia e graça de Deus.

Nadabe e Abiú foram chamados para o ministério único do sacerdócio, que envolvia trabalhar no Tabernáculo, uma tenda enorme construída para abrigar a presença de Deus no meio de Seu povo da aliança. Quando um sacerdote servia no Tabernáculo, ele estava, de certa forma, servindo na presença do Senhor. Diferente e ao contrário de qualquer outra coisa, a santidade de Deus era representada de forma única no Tabernáculo. Pecado e desobediência não tinham lugar ali, pois o pecado não pode existir na presença de Deus. Todos os sacerdotes foram claramente avisados do perigo de entrar na presença de Deus. Além disso, Deus deu instruções claras aos sacerdotes sobre o que se esperava deles. Isso incluía não oferecer incenso que não atendesse às especificações de Deus (fogo estranho). Nadabe e Abiú desconsideraram flagrantemente os mandamentos de Deus. Eles agiram descuidadamente por conta própria e nem se deram ao trabalho de consultar Moisés, que supervisionava o serviço do Tabernáculo naquele dia. Deus não reagiu exageradamente. A morte é a justa consequência de qualquer pecador que se rebela contra o Senhor, que sozinho é santo e digno de nossa total submissão e adoração.

O Que Podemos Aprender com Nadabe e Abiú?

Deus é hostil ao pecado. Deus é santo e Ele odeia o pecado. Isso destaca o problema mais fundamental e grave que toda pessoa tem. Como pessoas pecadoras podem se reconciliar com um Deus santo? O aspecto mais abominável do pecado não é como ele afeta as pessoas, mas sim como ele ofende o nosso Deus santo. Nadabe e Abiú servem como um sombrio lembrete da hostilidade de Deus para com o pecador. É a missão de toda a vida do cristão cortar o pecado de sua vida. Ainda pecamos, mas não somos mais escravos dele. Como novas criaturas em Cristo, não deveríamos querer mais nada com a antiga natureza pecaminosa que dominava nossa vida passada e que Deus achava tão ofensiva. Todo louvor a Jesus, que ficou em nosso lugar e suportou o castigo pelo nosso pecado. Deus não vê mais o nosso pecado quando olha para nós, mas sim vê Seu Filho sem pecado.

Deus se importa com como adoramos. É fácil pensar na adoração como sendo limitada às músicas que cantamos durante os cultos de domingo. Na verdade, toda a nossa vida deve ser um ato de adoração. A adoração deveria ser a palavra essencial que resume a vida de um cristão, e devemos ser muito cautelosos sobre como nos aproximamos de Deus em adoração. Ele nos deu Sua palavra para nos instruir tanto em nossas atitudes quanto em práticas para que possamos saber como adorar de uma maneira que O deleite. Certamente, devemos nos esforçar por isso porque O amamos.

Uma das lições que aprendemos do Antigo Testamento é que a adoração não gira em torno de nós. Não se baseia em nosso conforto, conveniência ou entretenimento. É tudo sobre nosso esforço amoroso e sacrificial dado ao Senhor. Quando lemos a Lei do Antigo Testamento, vemos como Deus exige o melhor (e os melhores esforços) de Seu povo.

Os cristãos podem ser notórios por ter uma abordagem casual à adoração. Em vez de perguntar o que podemos oferecer ao Senhor em adoração, tendemos a perguntar o que podemos obter da Igreja. Muitos cultos se transformaram em um show de rock com luzes e música alta para apaziguar os desejos carnais das massas. Isso não quer dizer que haja algo intrinsecamente errado na adoração moderna, no entanto, houve uma mudança perceptível na percepção da igreja sobre adoração. Numerosas congregações parecem se concentrar mais em entreter as pessoas e fazê-las se sentirem bem consigo mesmas do que em focar em Deus e em Sua santidade. A verdadeira adoração é um trabalho árduo. Requer o nosso melhor, à medida que dedicamos nosso tempo, dinheiro e esforços para agradar a um único público. Nadabe e Abiú nos lembram que Deus não deve ser dado como certo e que Ele não aceitará qualquer adoração casual que Lhe oferecermos.

Deus julga o Seu próprio povo. Os cristãos são os piores pecadores. Temos a incrível e ao mesmo tempo aterrorizante responsabilidade de ser embaixadores de Cristo para o mundo. Quando pecamos, pecamos em nome de Deus. Pode ser fácil para os cristãos esquecerem que Deus deve ser temido. Esse medo não significa que antecipamos abuso injusto; em vez disso, precisamos entender que ser chamado para o reino de Deus é uma bênção magnífica, mas carrega uma tremenda responsabilidade. Deus é mais do que capaz de derrubar o crente orgulhoso que escolhe viver com desprezo por Ele. Não há dúvida de que Deus ama seus filhos além da compreensão, mas Ele também nos pede para entregar nossas vidas a Ele. O julgamento começa com o povo de Deus, e Deus pode e irá disciplinar Seu povo para torná-los mais semelhantes a Cristo quando se desviarem do caminho. Uma das partes mais impressionantes do que aconteceu com Nadabe e Abiú é que eles tinham todas as qualificações para servir na presença de Deus, mas ainda assim provocaram Sua ira. Eles faziam parte do povo escolhido por Deus. Foram chamados como sacerdotes. Seu pai era o primeiro Sumo Sacerdote de Israel. No entanto, nada disso os colocou acima da reprovação de Deus. Os cristãos fariam bem em aprender com o erro deles.

Nós somos abençoados por conhecer Cristo como nosso Salvador. Ele é tanto nossa Oferta quanto nosso Grande Sumo Sacerdote. Fomos declarados justos e podemos entrar no Santo dos Santos e permanecer na presença de Deus com confiança por causa do sacrifício expiatório de Cristo. Não devemos ser casuais em nossa adoração. Em uma época em que temos a habitação do Espírito Santo e a Palavra do Senhor tão abundantemente disponíveis, não temos desculpas para sermos ignorantes sobre o que Deus nos pede. Ele nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida que O agrada. Esta é uma notícia maravilhosa. É nossa alegria e privilégio adorar e servir ao nosso Maravilhoso Deus. Todos devemos prestar atenção ao aviso dado por causa de Nadabe e Abiú. Se não formos diligentes em adorar o Senhor como Ele exige, também ofereceremos o fogo estranho quando nos aproximarmos Dele.

Clique para mensagens no seu celuar

Para mais conteúdo como este clique aqui -> Read More

Quer saber de tudo primeiro?

Programas, Mixtapes, Lançamentos, Eventos, tudo em primeira mão.

Nós prometemos que não vamos te encher de spam e você pode se descadastrar a qualquer hora.

Escolha o seu tipo de cadastro